quarta-feira, 13 de junho de 2012

MLB ocupa prefeitura de Campina Grande


Organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), mais de 200 moradores do Conjunto Vila Bela, no bairro do Pedregal, ocuparam o prédio da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Campina Grande para cobrar do prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) uma solução para as famílias que estão ameaçadas de despejo. 


As famílias ocuparam as 160 casas construídas pela prefeitura há cerca de 7 meses, já que o governo não havia concluído as obras e o conjunto habitacional estava abandonado. Segundo o governo municipal, as famílias serão retiradas para a conclusão da obra, que ainda não tem prazo para começar nem terminar. Também é alegado que os ocupantes não foram cadastrados para morar nesse projeto habitacional.

“A prefeitura deixou o conjunto inacabado e abandonado e nós ocupamos porque não temos para onde ir. É nosso direito ter uma moradia, um teto para morar e não abriremos mão disso. Não volto com meus três filhos para a rua”, disse Alessandra Lira, uma das coordenadoras do movimento.

O MLB denuncia que o cadastro realizado pela prefeitura para as famílias que residirão no Conjunto Vila Bela foi realizado há 7 sete anos e, assim, não possui mais validade. Nesse período, muita gente já adquiriu sua moradia ou se mudou para outras cidades, segundo as famílias.

Há denúncias também de favorecimento de pessoas que já possuem residências e que por serem aliadas do prefeito e seus vereadores estão cadastradas para receberem parte das moradias. No dia 12, o vereador João Dantas, após receber uma comissão do MLB, denunciou no plenário da Câmara que o governo municipal tem distribuído uma cota de moradias nos projetos desenvolvidos pela prefeitura aos vereadores aliados.

O secretário do prefeito, Hermano Nepomuceno, garantiu que as famílias seriam recebidas pelo chefe do executivo. As famílias, entretanto, continuam mobilizadas e preparadas para novas manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário